Excelsos Excessos – Reciclagem do Barroco

Mostra virtual de pinturas recentes de Chico Mazzoni
Tour com 360° e interatividade
De 31 de agosto a 31 de dezembro de 2021

Informações: (71) 9 9972 7474

Esta é a 19ª exposição individual de pinturas de Chico Mazzoni que em 2021 completa 38 anos de carreira.

Reflete 4 anos da sua produção de arte mais recente que vai da metade de 2017 à metade de 2021.

Como indicado no título, esta série se inspira no estilo barroco, com seus excelsos excessos, a serviço de sua missão religiosa, contra reformista, a partir do sec. XVI, que também se estende às demais zonas laicas da cultura. Entretanto trata-se de um conjunto contemporâneo, incluindo novas técnicas de expressão plástica que incorporam, inclusive, a reciclagem de materiais descartáveis.

Consiste na apresentação de 25 telas quadradas, a maior parte medindo 1,00 X 1,00 m, 0,90 X 0,90 m ou 0,80 X 0,80 m e apenas 2 telas medindo 0,30 X 0,30 m e 0,50 X 0,50 m, utilizando, como de costume, a tinta acrílica e acrílica em baixo relevo e, pela primeira vez, a colagem de lâminas aluminizadas recicladas, originalmente utilizadas como embalagem pela indústria de alimentos. Estes elementos metálicos, agora incorporados às telas, começam a se desprender das mesmas na busca de uma expressão tridimensional, como no estilo barroco.

A exposição, como não poderia deixar de ser, se divide em 3 salas temáticas: a dos SAGRADOS, a dos PROFANOS e mais uma pequena sala em homenagem à cultura Afro-Brasileira, presente no período abordado.

Esta é uma exposição dedicada:

  • à saudosa professora Candolina Rosa de Carvalho Cerqueira, por ter ensinado o que era o Barroco;
  • à lisboeta Catarina Bernardes dos Santos, por ter ensinado o caminho da Igreja de São Roque, no Bairro Alto de Lisboa;
  • à saudosa Soninha Marinho, musa única, por pactuar toda trajetória.

A escolha de fazê-la virtual se deve aos óbvios motivos pandêmicos.

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!